09/03/2010

Carvão



O carvão mineral, é um combustível de origem fóssil (formado a partir da fossilização de materiais orgânicos, principalmente madeira). Formou-se principalmente na Era Carbónica dai o seu nome. Ele é encontrado em jazidas localizadas no subsolo terrestre e extraído pelo sistema de mineração.

Começou a ser utilizado em larga escala, como fonte de energia, na época da Revolução Industrial. Nesta época era usado para gerar energia para as máquinas e locomotivas. Actualmente é ainda usado como fonte de energia.

A queima do carvão mineral para gerar energia lança no ar partículas sólidas e gases poluentes. Estes gases actuam no processo do efeito estufa e do aquecimento global. Portanto, o carvão mineral não é uma fonte de energia limpa e deveria ser evitada pelo ser humano. Porém, em função de questões económicas (em algumas regiões do mundo é uma fonte barata), ainda é muito utilizado para gerar energia eléctrica.

As maiores reservas de carvão mineral no Brasil situam-se nos seguintes estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

Combustível Fóssil

Combustível fóssil ou mais corretamente combustível mineral é uma substância formada de compostos de carbono, usados para alimentar a combustão. Reconhecidamente, são usados como combustível, o carvão mineral, o petróleo e o gás natural.Os combustíveis fósseis são formados pela decomposição de matéria orgânica através de um processo que leva milhares e milhares de anos e, por este motivo, não são renováveis ao longo da escala de tempo humana, ainda que ao longo de uma escala de tempo geológica esses combustíveis continuem a ser formados pela natureza.

Energia Nuclear


Energia nuclear é a energia liberada numa reação nuclear, ou seja, em processos de transformação de núcleos atômicos. Alguns isótopos de certos elementos apresentam a capacidade de se transformar em outros isótopos ou elementos através de reações nucleares, emitindo energia durante esse processo. Baseia-se no princípio da equivalência de energia e massa (observado por Albert Einstein), segundo a qual durante reações nucleares ocorre transformação de massa em energia. A tecnologia nuclear tem a finalidade de aproveitar a energia nuclear, convertendo o calor emitido na reação em energia elétrica.