03/05/2010

Energia das Mares


O aproveitamento da força das ondas é uma das possibilidades oferecidas pelo mar para a obtenção de energia eléctrica. A tecnologia para se conseguir obter essa energia renovável encontra-se, contudo, ainda em fase de desenvolvimento.

Essa energia originada pela força das ondas pode ser aproveitada através da utilização de vários mecanismos, nomeadamente:

1. Coluna de Agua Oscilante, em molhe

Pela instalação de uma construção na costa que permita o aproveitamento da força gerada pelas ondas. O mecanismo é composto por uma parede frontal com uma abertura para permitir a entrada da água, um compartimento de ar e uma turbina. Graças a esta estrutura, as ondas entram no compartimento e impulsionam o ar que faz movimentar a turbina. Por sua vez, esta irá accionar um gerador eléctrico. Completado o processo, a água sai do compartimento e este volta a encher-se de ar.

2. Bóias

Pelo aproveitamento da oscilação vertical das ondas, por meio da utilização de bóias, que através de um sistema mecânico ou de diferenças de pressão sobre um circuito hidráulico, impulsionam um gerador que produz electricidade.

As suas principais vantagens são:

  • · Fonte de energia limpa e inesgotável.
  • · Menor exposição às intempéries, uma vez que o sistema se encontra submerso.
  • · Fonte de energia disponível em maior ou menor grau em qualquer época do ano e em qualquer clima.

·

  • Impacto ambiental menor.